Retomada 2015.1 do GPCLIN – URCA evidencia ativas produções e participações em eventos no semestre a
- GPCLIN Mídia Eletrônica
- 17 de jun. de 2015
- 4 min de leitura
Em sua reunião administrativa de junho realizada no último dia 15, o Grupo de Pesquisa – Clínica, Cuidado e Gestão e Saúde (GPCLIN) da Universidade Regional do Cariri (URCA) retoma as atividades no semestre 2015.1 e discute as atividades realizadas até maio enfatizando a produção e participação em eventos locais e nacionais.
A participação de estudantes, pesquisadores e técnicos no GPCLIN se acentua com as atividades do grupo no Campus Iguatu da URCA. A Profa. Marianna Linard iniciou naquela unidade descentralizada dois projetos de pesquisa com quatro bolsas (duas de iniciação científica e duas de apoio técnico) com financiamento da URCA em seus programas PIBIC e BAT. Ainda assim, conformaram-se linhas de pesquisas com eixos temáticos a serem desenvolvidos entre professores da URCA e estudantes voluntários.
No mês de maio, o GPCLIN teve participação ativa na SEMANA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (SENURCA). No dia 13 de Maio de 2015, o Prof. Dr. Antonio Germane Alves Pinto ministrou a Conferência de Abertura - DIREITO A SAUDE COMO DEVER DO ESTADO: reflexões sobre o cenário atual brasileiro. No dia 15 de Maio, ocorreu a Oficina TEORIA PAIDEIA, CLÍNICA AMPLIADA, SAÚDE INTEGRAL conduzida pelos professores Lourdes Goes e Germane Pinto com participação ativa de profissionais e estudantes da região do Cariri. No encerramento da SENURCA 2015, após a palestra de encerramento e premiação dos trabalhos, o Grupo Artístico da Rede Atenção Psicossocial do Crato-CE movimento o Pátio da Pedagogia com uma grande roda festiva e dançante entre os participantes do evento.

Prof. Dr. Germane Pinto (Líder GPCLIN) - Conferência de Abertura SENURCA 2015

Participantes da Oficina Paideia - Clínica Ampliada e Saúde Integral
Na noite do dia 20 de Maio, ocorreu a Solenidade Inaugural do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – (REBRATS) e divulgação do Núcleo de Evidências (NEv) da Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet) da Universidade Regional do Cariri (URCA), coordenado pela Profa. Dra. Corina Amaral. Os membros do NEv URCA foram empossados pelo Reitor em Exercício – Prof. Patrício Melo. Entre os empossados, o GPCLIN teve participação com os Professores Germane Pinto, Eglidia Vidal, Emery Ciana e Marianna Linard. Entre nossos técnicos, foram também empossados as Enfermeiras Kamille Sampaio (IFCE-Crato) e Ana Borges (Hemoce-Crato).

Para encerrar com brilhantismo o semestre acadêmico, o GPCLIN marcou presença no 15º. SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM – SENPE promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn Nacional e Ceará. O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de maio, 1, 2 e 3 de junho. Destaca-se a participação dos membros do GPCLIN em curso pré-congresso (Pesquisa Clínica), apresentações orais e em pôster eletrônico bem como o lançamento no Ceará do Livro Enfermagem com Poesia – a arte sensível do cuidar organizado pelos Profs. Onã Silva e Elioenai Dornelles (Universidade de Brasília) com poesias de todo o Brasil, em especial, do Prof. Germane Pinto e da nossa querida estudante Kerollen Duarte. Além das atividades científicas e culturais, o evento promoveu integração entre as iniciativas do GPCLIN-URCA com parceiros institucionais, programas de pós-graduação em Enfermagem, pesquisadores e estudantes do Cariri, Ceará e Brasil.


Participantes URCA no Senpe-ABEn
Destaques:
Artigos publicados:
VIDAL, E.C.F. ; ADAMI, F. ; FIGUEIREDO, F. W. S. ; ABREU, L. C. ; Pinto, Antonio Germane Alves ; VIDAL, E.C.F. ; FONSECA, F. L. A. . Characterization Of Temporal Trends Of Dengue Fever In Municipalities In The Brazilian Northeast Outback. International Archives of Medicine, p. 1-10, 2015.
Link: http://imed.pub/ojs/index.php/iam/article/view/1140
PINTO, A. G. A. ; JORGE, M. S. B. . Prática clínica na Estratégia Saúde da Família: relações entre equipe e usuários no território urbano. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 6, p. 1514-1529, 2015.
Link: http://gestaoesaude.bce.unb.br/index.php/gestaoesaude/article/view/1144
SOUZA, M. F. ; SOUSA, I. C. ; VIDAL, E. C. F. ; VIDAL, E. C. F. ; MARINHO, M. N. A. S. B. . FATORES CONTRIBUTIVOS PARA MOTIVAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE. Cadernos de Cultura e Ciência (URCA), v. 13, p. 100-110, 2015.
Link: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/cadernos/article/view/863
Livro publicado:
ALVES, E.D.; SILVA, O. Org. ENFERMAGEM COM POESIA: a arte sensível do cuidar. Thesaurus, 2015.
Link: http://www.facebook.com/enfermagemcompoesia?ref=ts&fref=ts
Trabalhos apresentados na SENURCA:
1- MORTALIDADE POR DOENÇAS E AGRAVOS DO APARELHO CIRCULATORIO NO MUNICPIO DE CRATO- CEARÁ
2- #BORACAMINHAR: EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE
3- AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO INTEGRATIVA
4- RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA ENFERMAGEM NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
5- DISTRIBUIÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA NOS MUNICIPIOS DA REGIÃO DE SAÚDE CRATO-CEARÁ
6- MORBIDADE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE FARIAS BRITO-CE: DADOS EPIDEMIOLÓGICOS.
7- DETERMINANTES PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
8- LEITOS HOSPITALARES NA REDE ASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE CRATO-CE: COBERTURA E ESPECIALIDADES.
9- INIQUIDADES SOCIAIS E DE SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
10- DISCUTINDO MEIO AMBIENTE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIA ATIVA NO ESTÁGIO DOCÊNCIA
Trabalhos apresentados no SENPE-ABEn:
1-SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REFLEXIVIDADE, INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
2- PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NA COMUNIDADE: EVIDÊNCIAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS
3- SAÚDE DO ADOLESCENTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): O OLHAR DE PROFISSIONAIS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
4- CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE –CE
5- PROTAGONISMO DA ENFERMAGEM NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Entre outros.
Comentários